top of page
Felipe Martini

União europeia adia exigência do ETIAS

A União Europeia posterga novamente a implementação do Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagens (ETIAS). Inicialmente programado para meados de 2024, o lançamento foi adiado para maio de 2025, conforme um representante da UE confirmou ao SchengenVisaInfo.com.

O Sistema de Entrada/Saída (EES), também parte da segurança fronteiriça da UE, foi adiado juntamente com o ETIAS. O Ministério das Relações Exteriores da França corroborou essa postergação, apontando o ano de 2025 para o lançamento, sem especificar o mês.


O que é o ETIAS?


O ETIAS, abreviação de Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem em inglês, é um novo mecanismo destinado a regular a entrada de visitantes nos países da União Europeia. Este sistema registrará e avaliará as informações de viajantes isentos de visto, incluindo brasileiros, para melhor controle de acesso à Europa.


O ETIAS assegura elevados níveis de segurança aos países participantes, pois todos os visitantes terão suas estadias registradas e avaliadas. Atualmente, a entrada em países europeus é controlada pelo Tratado de Schengen, que concede isenção automática de visto aos brasileiros por até 90 dias de turismo.


Quem Precisará do ETIAS?


O ETIAS será um requisito para cidadãos de aproximadamente 60 países fora da União Europeia que atualmente não necessitam de visto para ingressar, incluindo Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Singapura e Emirados Árabes Unidos. Os residentes da União Europeia estarão isentos, independentemente de sua nacionalidade.


Assim, a partir de 2025, cidadãos brasileiros que desejem visitar a Europa terão que cumprir este novo requisito, a menos que haja outro adiamento.


Como Solicitar:

A inscrição no novo sistema será feita on-line, simplificando o processo para o viajante. No entanto, será necessário fornecer e comprovar algumas informações pessoais, incluindo dados do passaporte.


Após completar o processo, será preciso responder perguntas sobre saúde e segurança, podendo ser solicitada a apresentação de alguns documentos adicionais, como comprovante de vínculo empregatício.


Essas informações serão cruzadas com bancos de dados internacionais, incluindo Interpol, Europol, Sistema de Informações de Schengen (SIS) e Sistema de Informação de Visto (VIS), com a maioria das inscrições sendo confirmadas em poucos minutos.


O requerente pagará uma taxa de 7 euros, podendo utilizar cartões de débito ou crédito. Essa taxa será aplicada a viajantes com idades entre 18 e 70 anos, com isenção para menores de idade e idosos. Importante salientar que o pagamento da taxa não garante a aprovação da autorização de entrada.

Comentarios


bottom of page