Se você deseja maximizar o acúmulo de milhas em um programa de fidelidade, não é necessário ser leal a uma única companhia aérea. Existem parcerias entre empresas de aviação comercial que permitem que os viajantes acumulem milhas voando com uma companhia aérea e as direcionem para outro programa de fidelidade.
No post de hoje, te apresentamos as três principais opções para reunir seus pontos em poucas plataformas, evitando a dispersão de recompensas. Vale lembrar que viajar não é a única forma de acumular milhas.
Parcerias entre companhias
Ao redor do mundo, empresas firmam vínculos para melhorar a experiência dos passageiros e otimizar as operações. No Brasil, as principais companhias possuem parcerias com empresas internacionais, permitindo que você acumule pontos em um programa mesmo voando com outra empresa.
Você não precisa voar exclusivamente com a GOL para acumular milhas no programa Smiles, nem com a Latam para adquirir pontos no LatamPass, nem com a Azul para conseguir pontos no TudoAzul. Como exemplo, o Smiles tem parceria com mais de 60 companhias aéreas internacionais, possibilitando que você viaje por todo o mundo, acumule todas as milhas em um único lugar e as utilize para reservar voos com a GOL ou qualquer outra empresa parceira da lista.
Com empresas da mesma alianças aéreas
Enquanto as principais empresas brasileiras não fazem parte de alianças aéreas, concentrar seus acúmulos em uma única companhia que integra um desses grupos pode ser vantajoso para você.
Como já explicamos, as alianças aéreas funcionam como parcerias com vantagens adicionais. Uma das vantagens é a possibilidade de escolher um programa de fidelidade de uma companhia integrante da aliança e sempre acumular pontos de voos com outras empresas do grupo na mesma plataforma. Por exemplo, a TAP Air Portugal e seu programa TAP Miles&Go fazem parte da Star Alliance, junto com mais de 20 outras companhias aéreas.
Ao voar com a TAP, você pode acumular milhas no Miles&Go simplesmente fazendo seu cadastro. Além disso, se você voar com outras empresas, como United, Copa Airlines, Avianca, SWISS, Lufthansa e outras, poderá concentrar suas milhas no mesmo programa. Algumas companhias aéreas possuem tanto parcerias individuais quanto fazem parte de alianças, aumentando ainda mais as oportunidades de acúmulo de milhas com voos.
Cias. com a mesma plataforma de acúmulos
Algumas empresas aéreas internacionais adotaram o Avios como plataforma para compartilhar o mesmo tipo de acúmulo de pontos. British Airways, Qatar Airways e Iberia fazem parte do Avios, apesar de terem programas de fidelidade próprios. Os pontos acumulados nessas empresas, chamados de Avios, estão vinculados ao programa de mesmo nome.
Ao ter uma conta em qualquer uma dessas empresas, você automaticamente tem uma conta Avios. Os Avios inicialmente ficam alocados na empresa em que você voou, mas você pode transferi-los para outra companhia aérea que também use o programa. Dessa forma, você pode reunir todos os seus Avios em um só lugar e aproveitá-los da melhor maneira.
Como acumular milhas de uma empresa em outra? Normalmente, é possível vincular seu cadastro no programa de fidelidade que você deseja ao reservar passagens ou fazer check-in com uma parceira (seja de aliança aérea ou não), e todos os pontos acumulados serão computados automaticamente alguns dias após o voo. Algumas empresas, no entanto, também oferecem um processo retroativo para solicitar pontos após a viagem, permitindo que você envie as reservas e bilhetes emitidos para uma central de atendimento do programa, que aprovará sua solicitação e depositará as milhas em sua conta. Sempre verifique quais empresas têm parceria com a companhia aérea que você deseja viajar e como vincular suas recompensas antes de fazer a reserva ou check-in. Você pode encontrar essas informações nos sites ou aplicativos dos programas de fidelidade.
Por fim, para gerenciar essas milhas e pontos da melhor forma possível, conte com a Money Miles.
Comments